Jurandir da Prensa
PAULISTA PB

VÍDEO: “Vermes dos Olhos” também é encontrado em Tucunarés do Rio Piranhas em Paulista

VÍDEO: “Vermes dos Olhos” também é encontrado em Tucunarés do Rio Piranhas em Paulista

16/07/2019 12h10
Por: Mais São Bento
1.050
Um vídeo que circula nos grupo de whatsapp está causando medo as pessoas de consumirem o peixe Tucunaré, pois as imagens mostram a presença de parasitas dentro do olho animal que pode ser transmitido ao ser humano.
 
O vídeo segue com o seguinte texto: "Atenção pescadores de Tucunaré, este é o Gnastoma Spirinelis que o Marco Parisi de Votuporanga contraiu após comer um tucunaré. Já são mais de 400 casos da doença pelo consumo de tucunaré no Brasil. É grave e pode ir para o olho, cérebro e fígado. A recomendação é não consumir (principalmente sashimis) o peixe."
 
Contudo o Ministério da Saúde desconhece a informação de contaminação pelo consumo de tucunaré e diz que a informação é falsa. O órgão afirmou que não foi notificado sobre qualquer surto alimentar nos últimos anos causados pelo consumo do peixe.
 
O MS também diz que não existe o parasita “Gnastoma Spirinelis”. "O que há relatos na literatura mundial é de uma doença chamada gnostostomíase, causada por várias espécies de vermes parasitas do gênero Gnathostoma, com registros de casos em humanos, mas principalmente em áreas tropicais e subtropicais, sendo mais comumente diagnosticada na Ásia."
 
Fato é que, na tarde do último sábado (13), pescadores que também receberam o vídeo resolveram verificar os olhos de Tucunarés pescados no Rio Piranhas em Paulista e também encontraram as tais larvas. Os pescadores registraram imagens e enviaram ao radialista Wellington do Valle que produziu o vídeo sobre o assunto.
 
Veja:
 
 


 

Por: Fala-PB

ESSA MATÉRIA JÁ FOI VISTA 437

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.